Powered By Blogger

18 de agosto de 2011


Emilia Ferreiro - Reflexões Sobre Alfabetização

Reflexões Sobre Alfabetização


O livro aborda o método da alfabetização a partir da psicogênese da língua oral e escrita, apresenta a visão da autora argentina Emilia Ferreiro apresentando suas pesquisas e demonstrando resultados significativos sobre os níveis de padrões evolutivos (pré - silábico, silábico, silábico - alfabético e alfabético).


Num primeiro momento a autora apresenta a representação da linguagem no processo de alfabetização deixando uma reflexão sobre os saberes que o aluno traz para a escola e como esses devem ser trabalhados pelos professores.
Ressalta as concepções das crianças a respeito do sistema de escrita apresentando ilustrações sobre diferenciações interfigurais com crianças de 4 a 6 anos, a seguir aborda as concepções sobre a língua subjacente a pratica docente apresentando discussões sobre as estratégias e o uso dos métodos no ensino indo do sintético ao analítico.

A seguir discute a compreensão do sistema de escrita, como construções originais da criança e informação especifica dos adultos, apresenta construções originais das crianças, e processos de aquisição da língua escrita no contexto escolar considerando a
aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização.


Emilia Ferreiro é construtivista e baseia seus estudos nas idéias de Piaget seu mestre e inspiração, é um importante subsidio para educadores principalmente envolvidos com o processo de leitura e escrita (alfabetização), a mesma apresenta as fases da evolução da criança para a chegada na leitura ou no nível alfabético, no Brasil e em vários paises suas pesquisas vem sendo usadas para melhorar a qualidade do ensino e principalmente na tentativa de incluir as classes menos favorecidas nesse processo de alfabetização.


O livro então constitui-se num manual pratico e prazeroso de conhecimento e reflexões sobre a questão da alfabetização,
tema importantíssimo principalmente para educadores e estudantes de educação.

Embora publicado em meados da década de 80, o livro continua atual por tratar de questões sempre lembradas na Alfabetização, sobre tudo no que diz respeito à construção da língua escrita. Obra de grande valor conceitual fornece elementos para o estudo, à reflexão e a discussão de diferentes temáticas com abordagem clínica psicopedagógica relacionado ao processo de aquisição da língua escrita.Prefaciado pela professora Telma Weiz, o livro traz à tona discussões sobre a escrita como sistema de representação, as concepções da criança a respeito do sistema de escrita, construções originais das crianças e o processo de aquisição da língua escrita no contexto escolar.Em todo o livro, procura-se mostrar (através das experiências feita pela autora) que a criança trabalha cognitivamente, e que assim procede diante da escrita. Esse trabalho cognitivo fica evidente quando encontramos um capítulo, que trata especificamente do tema “Construções originais das crianças”, desmistificando a visão de que só o adulto é o ser pensante no processo de construção da escrita.O livro, mesmo tratando de experiências feitas utilizando o “método clínico” próprios dos estudos piagetianos, mantém uma coerência interna, na medida em que o livro tem também um caráter pedagógico.Mesmo tratando de temas familiares ao contexto docente (nesse caso a alfabetização), o livro traz um diferencial positivo, olhar a aprendizagem na perspectiva daquele que aprende (a criança). No entanto o objetivo do livro, não é servir como um manual de ações pedagógicas, mas sim suscitar questões pedagógicas a partir de experimentos clínico-psicopoedagógico. Tentando acabar com a visão adultocêntrica da aprendizagem, isto é, que só se pode aprender de uma única maneira, a maneira do adulto. Quando na verdade a pesquisa da autora vem mostra que a criança tem um jeito próprio de aprender, e tem critérios que segue convictamente.

FONTE:

http://pedagogia.tripod.com/emilia_ferreiro.htm

http://www.professorefetivo.com.br/resumos/Reflexoes-Sobre-Alfabetizacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário